NJRD

Sobre
A justiça e o Direito expressam e são instrumentos de manutenção de hierarquias raciais no Brasil.

O Núcleo de Justiça Racial e Direito (NJRD) da FGV Direito SP tem a missão de demonstrar como o racismo estrutural, presente na sociedade brasileira, se manifesta no sistema judiciário do país. Com essa tarefa, o NJRD produz pesquisas empíricas nos seguintes eixos: (I) raça e segurança pública; (II) raça e democracia; (III) raça e equidade; e (IV) raça e dados.

 

Nosso objetivo maior é trazer para o centro do debate a questão da desigualdade racial brasileira, e fazer com que essa discussão se expanda para além dos muros da academia. Para alcance e melhor qualificação do debate público, nacional e internacional, a produção do NJRD também se propõe a estimular o debate entre acadêmicos e ativistas dos movimentos negros no Brasil.

 

Considerando a universidade como vetor de transformações extensivas, com a proporção crescente de estudantes negros, o NJRD também se compromete com a correção da falta de representatividade racial nas pesquisas relacionadas ao Direito. Por isso, nossa equipe é composta majoritariamente por estudantes negros.